terça-feira, 6 de setembro de 2016

São Nikolai Velimirovich: “A fé dos Santos”

 a catequese da fé ortodoxa

O que é a fé cristã?
-A fé cristã é o conhecer, a partir do Cristo, sobre os mistérios mais importantes do ser e da vida, que só podem ser alcançados pela humanidade através da fé em Deus a partir de seus próprios esforços.

Quais são os mais importantes mistérios sobre o ser, sobre os quais somente o Cristo detém pleno conhecimento?
-São eles: O mistério sobre as realidades invisíveis; sobre Deus, os anjos e sobre a alma humana; o mistério sobre a criação do mundo e seu fim; o mistério sobre o pastoreio incessante, por parte de Deus, do homem [indivíduo] e da humanidade tendo como meta um objetivo específico, através de Sua sabedoria e força; o mistério sobre a queda e o pecado da humanidade e sua salvação através da encarnação de Deus; o mistério sobre o Reino de Deus como objetivo máximo da vida humana terrena, e sobre a correta via a ser trilhada até que este objetivo; é dizer, pois, sobre o comportamento humano frente a si mesmo, seu próximo e perante Deus; o mistério da ressureição dos mortos, o Juízo Final e sobre a vida eterna.

A fé cristã não pode ser comparada a outras religiões. Aliás, mais adequado seria que o cristianismo não fosse chamado de “religião” no sentido pagão dessa palavra.

Mas pode surgir a seguinte pergunta: Alguns religiosos proeminentes, pensadores e filósofos, já não tentaram decifrar tais mistérios?
- Sim, muitos deles! Porém, buscavam estas descobertas contando tão somente com suas limitadas forças humanas, com seu pensar e estudar obsessivos acerca do mundo e a natureza humana. Invariavelmente, estas tentativas terminaram em diversas teorias e suposições, frequentemente contraditórias entre si.

Mas, enfim, qual é a vantagem deste conhecimento em Cristo sobre o que Ele próprio ensina?
- A vantagem de termos o próprio Cristo como testemunha. Ele próprio testifica: “Eu falo o que eu vi” (João 8:38) e um pouco antes: “Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem, que está nos céus” (João 3:13). Aos Doutores da Lei de seu tempo, Ele disse: “vocês estão cá em baixo, Eu, porém, sou de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo” (João 8:23). Para um proeminente judeu daquela época disse: “Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, porém, não acolheis o nosso testemunho” (João 3:11). E outra vez: “Eu sou o pão descido dos Céus” (João 6:41); e muitos outros eventos sobre este tema... Ele falou com a autoridade de uma testemunha em todos os mistérios dos céus e da terra, então o povo admirava a sua doutrina, porque “jamais nenhum homem falou como este homem!” (João 7:46).

Mas existiram outros professores religiosos, até chamados profetas por alguns, que afirmavam que seus ensinamentos foram-lhes entregues por anjos ou enviados do Senhor. Segundo eles, não há como duvidar que anjos sejam testemunhas dos mistérios. O que pensar sobre isso?
- Sim, isso é verdade! Às vezes Deus envia seus anjos para alguns homens, para ensiná-los e guiá-los. Mas, mais frequentemente, os homens são vítimas de suas próprias ilusões e falsas interpretações, ou seja, deixam-se levar por espíritos maus que se fazem aparecer em forma de anjos. Além disso, o caso de Cristo é completamente diferente. Não eram os anjos a ensiná-Lo ou guiá-Lo, mas justamente o contrário: era Ele a ordenar os exércitos angelicais e a rechaçar os maus espíritos dos homens. Os anjos O serviam e os demônios O temiam.

Embora, tal como os membros da antiga Igreja Oriental, sejamos tolerantes com cada ser humano, devemos estar cientes que nos é estritamente vedado comparar a verdade revelada, que nos foi entregue por Deus, com quaisquer das religiões e das filosofias criadas por esses homens.

Neste caso, qual é a real relação da religião cristã – aquela que segue os ensinamentos do Cristo – frente às demais religiões do mundo?
- A fé cristã não pode ser comparada a outras religiões. Aliás, mais adequado seria que o cristianismo não fosse chamado de “religião” no sentido pagão dessa palavra, posto que não se trata de uma religião dentre muitas outras, mas é a fé em Cristo e na revelação de Cristo. Ela é pessoal, exclusiva e absoluta segundo a revelação de Deus aos homens, para sua iluminação e salvação. Não houve e não haverá “outra revelação” por parte de Deus, e qualquer esperança por outro Messias além do Cristo é vã.

Então como devemos nos posicionar frente a algumas tentativas contemporâneas de igualar a fé cristã com outros sistemas de crença?
– Tais tentativas estão erradas e têm se mostrado experiências perigosas. Porque “não vos iludais: de Deus não se zomba” (Gálatas 6:7), pois, convenhamos, não se pode comparar o sangue do filho de Deus com a tinta dos filósofos.
Embora, tal como os membros da antiga Igreja Oriental, sejamos tolerantes com cada ser humano, devemos estar cientes que nos é estritamente vedado comparar a verdade revelada, que nos foi entregue por Deus, com quaisquer das religiões e das filosofias criadas por esses homens.

E como podemos lutar contra estas tentativas de comparação e aproximação?
– Antes de qualquer outra coisa, é necessário aprofundar nosso conhecimento sobre a prática da fé ortodoxa – a prática da fé na vida cotidiana – investigando isso, bem como faz um cientista que mergulha dentro do fato para descobrir seus aspectos mais detalhados. Segundo, com esforços generosos e prudentes - nunca violentamente – pelos quais a humanidade pode chegar aos níveis mais simples e básicos de sua crença ancestral – a origem do cristianismo – e assim se aperfeiçoar para alcançar a mais alto grau de perfeição da fé; fazendo o contrário do que muitos heterodoxos fazem, adotando rituais e filosofias complexas, mas que se não os elevam e tornam a prática da fé apenas um refúgio psicológico emocional cômodo.

Antes de qualquer outra coisa, é necessário aprofundar nosso conhecimento sobre a prática da fé ortodoxa – a prática da fé na vida cotidiana

Por que nossa fé é chamada de “a fé viva”?
– Porque para o cristianismo os conceitos de fé e de vida são inseparavelmente unidos, bem como a causa e a consequência. O Senhor Jesus disse: “quem crê no Filho tem a vida eterna; Mas aquele que se recusa a acreditar no Filho não verá a vida, mas que a ira de Deus está sobre ele” (João 03: 36). Ele também disse: “o homem justo viverá pela fé” (Hebr. 10: 38).

Trecho extraído do livro ”ВЕРА СВЕТИХ – КАТИХИЗИС” do próprio São Nicolai Velimirovich

Texto traduzido por José de Lucas – Eparquia da Igreja Ortodoxa da Polônia no Brasil – Missão Ortodoxa em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário